CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Seguidores

terça-feira, 25 de maio de 2010

Falsa Liberdade



Será que alguém pode ser considerado livre?
Não podemos acreditar que somos livres pelo simples facto de fazer tudo o que queremos e quando temos vontade. Isso e uma falsa realidade, pois existem forças que estão além do nosso controle e podem modificar o nosso caminho...e assim...modificar o nosso objectivo...nosso destino.
Uma pessoa também não é livre mesmo que ela seja o que quiser ser, porque o que a pessoa quer ser, obviamente, é determinado por factores que na maioria das vezes estão além de seu controle. E mesmo que consiga ser o que quer ser, haverá sempre regras impostas pelos outros, e, mesmo se tentando fugir da maior parte destas regras, sempre acabamos por estar contra a parede um dia...e voltar para a nossa "prisão"...
Nem o bem que fazemos aos outros e a nós próprios é livre. Será que conseguimos fazer o bem simplesmente pelo próprio bem? O bem também não é livre... muito menos o mal... todo o mal realizado volta, como num efeito boomerang.
Como podemos ser livres se a nossa própria natureza e a nossa origem e um mistério? Somos prisioneiros de uma falsa realidade. Nem a nossa crença em alguma coisa é livre... pois sem essa crença não resta nenhum sentido para a vida moral. Somos quase obrigados por nós próprios a crer em algo, e isso é sem dúvida uma "prisão"...
Nem podemos dizer que somos livres lá no interior da nossa mente, nos nossos pensamentos e sonhos... não temos o controle sobre eles... eles são incontroláveis... quase incompreensíveis.
Como seria se tivéssemos a total liberdade? É fácil imaginar... mas seria difícil viver com o total desprendimento de tudo... absolutamente tudo... a "prisão", ou a falsa liberdade de certa forma, e ao ver a partir de um certo ponto de vista, é necessária... como sobreviveríamos sem ela? Será que sem ela tudo seria um caos...?


Aninha

0 COMENTÁRIOS!:



Acredite no poder da atração!

Vote!

Top30 Brasil - Vote neste site!