CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Quando este mundo irá mudar?


 
Image by: http://www.aclu.org/blog


"Patente de gene humano causa polêmica nos EUA

Myriad Genetics é uma empresa de saúde focada no desenvolvimento e comercialização de novos produtos de diagnóstico molecular, "empenhados" em "melhorar" a saúde dos pacientes através da comercialização de medicina preventiva, personalizada, e produtos medicinais prognóstico.  

Mas a investigação genética é cara, portanto, seus interesses são maiores.

A justiça dos Estados Unidos decidiu a anulação da patente da Myriad Genetics, dizendo que o DNA registado pela empresa não é diferente do DNA natural, encontrado em todos os seres humanos.

Essa questão começou depois de uma paciente, do estado de Massachusetts, ter retirado os dois seios por causa de um câncer e agora precisa fazer um teste para saber se conseguiu vencer a doença. Mas o teste custa quase R$ 5,4 mil e só é fornecido por uma empresa: a Myriad Genetics.
Ela investiu milhões de dólares em pesquisas e patenteou a descrição e o isolamento do gene humano que, se tiver sofrido uma mutação, pode desencadear o câncer, tanto no seio como no ovário.
A paciente, assim como várias outras mulheres do país, não tem recursos para pagar o mesmo exame, que pode detectar se a gene ainda sobrevive ou não.
A Associação de Defesa das Liberdades Civis entrou na Justiça em maio do ano passado contra a empresa que desenvolveu a pesquisa, para tentar quebrar o monopólio e baixar os preços dos testes. Nesta semana, um juiz do Tribunal Federal de Nova York decidiu pela anulação da patente.
O juiz diz explicitamente em sentença que os genes humanos são produto da natureza e que, portanto, não podem ser patenteados. A decisão, tomada num tribunal, reacendeu a discussão: quem deve, afinal, financiar as pesquisas genéticas em seres humanos? Empresas comerciais ou o Estado?
A Myriad Genetics diz que só consegue desenvolver novos testes e remédios com o dinheiro da venda de seus produtos patenteados. Já a representante da Associação de Defesa das Liberdades Civis nos Estados Unidos diz que pesquisas assim devem ser feitas pelas universidades públicas.
A reportagem ouviu a geneticista brasileira Mayana Zatz, uma das principais pesquisadoras do Brasil neste campo. Na opinião de Mayana, a decisão da justiça americana é importante para pacientes e até cientistas de todo o mundo, que terão acesso livre ao que já foi descoberto, citando também a questão do financiamento: “Eu acho que existe muita pesquisa ainda, que é por parte de estado, que visa simplesmente o avanço da Ciência, o benefício do paciente, da saúde pública, e existe a pesquisa onde você vai gerar produto e, nesse sentido, a iniciativa privada tem interesse em investir e, dependendo do caso, é justo pedir uma patente, mas não quando você descobre mutações naturais. Não tem aí nenhuma criação. É simplesmente uma descoberta de uma coisa natural que já existe nos nossos genes”.

Algumas companhias de seguros cobrem a análise, mas a Myriad Genetics mantém o controle de tudo, não autorizando nenhuma outra empresa, hospital ou médico a ter acesso aos genes de seus pacientes e impedindo-os de efectuarem testes genéticos. Já houveram tentativas através de entrevistas de saber mais a respeito do assunto, mas dizem apenas que não são autorizados a falarem mais sobre o assunto.
Mais de 400 mil mulheres fizeram a análise, mas somente a Myriad tem acesso a imunidade, aos testes e até a medicamentos que podem proporcionar a cura das doenças, utilizando esse poder que tem sobre os seus pacientes e os genes dos mesmos para ganharem dinheiro.

Isso é um absurdo e tem que mudar!




 

2 COMENTÁRIOS!:

Unknown disse...

O capital mais uma vez se sobrepondo aos valores fundamentais básicos da existência humana...Este planeta regido pelo Homem, está deveras a entrar num clima de suicidio social será melhor o Homem se lembrar da Declaração universal dos Direitos Humanos ..... O esquecimento é a arma da ignorância....a cegueira social uma arma potente que os poderosos usam em seu beneficio...A surdez revela falta de carácter e de valores é a fraqueza do proprio individuo ...

Entrevidas disse...

(O mundo) só mudaria se o ser humano mudasce; Como se o dinheiro fala mais alto. Beijos



Acredite no poder da atração!

Vote!

Top30 Brasil - Vote neste site!